Oie! Já faz um tempo que escolhi trabalhar no formato de campanhas mensais na Slow Moon. Normalmente os brechós online trabalham com atualizações que são semanais e até diárias. Nessas atualizações as peças podem ser totalmente aleatórias, podem ser selecionadas por estilo e até por paleta de cor, dependendo de como é sua loja. Pra quem não sabe, eu sou formada em Publicidade e sou apaixonada por essa atmosfera mais conceitual e temática. Quem segue a Slow no Instagram já percebeu, né?
Acho que quando você insere algo em um contexto, ele só torna único, especial e acaba fazendo parte de uma história. Desde outubro de 2019 tenho apresentado os garimpos da Slow em forma de coleções dentro de campanhas temáticas. Me encontrei nesse formato e acho que dessa maneira faz mais sentido pra mim. Consigo me planejar com antecedência, preparar as fotos, os conteúdos e entregar algo com mais qualidade para minhas clientes.
É importante ressaltar que não existe um formato perfeito ou um modelo engessado pra você apresentar seus produtos. Vou mostrar um pouquinho pra vocês como eu tenho feito, mas pode ser que na sua loja você aplique de outra forma e descubra outros jeitos que têm mais a ver com você e com o seu universo. Então tenha sempre em mente que nada aqui é uma regra e tudo é adaptável.
Hoje vou dar algumas dicas pra vocês de como eu crio as campanhas do brechó que vão pro Instagram. É uma mistura do que aprendi nas campanhas tradicionais da Publicidade, com o que aprendi na prática e com a forma que tenho gostado de trabalhar. Vamos lá?
1 - Programe tudo com antecedência
Não dá pra criar e planejar uma campanha em cima da hora. Olha, até dá (os Publicitários choram hahaha), mas o resultado nunca vai ser igual ao de algo bem preparado. Se você trabalha com brechó essa antecedência é ainda mais importante porque você vai precisar garimpar peças que estejam minimamente dentro do tema que você escolheu pra campanha. A dedicação e o olhar devem estar ainda mais precisos para encontrar o que deseja e produzir seu material de divulgação. Se você é como eu, e tem uma "equipe de uma pessoa só", antecedência é ainda mais primordial.
2 - Defina o conceito / tema
Pode chamar de tema, de conceito, o importante é ter ele bem definido. E a parte mais incrível disso é: você pode falar sobre o que você quiser! Você também pode aproveitar os clássicos temas que todo mundo já usa por aí como as estações do ano, datas comemorativas comerciais: mês das mães, namorados, Natal, entre várias outras. Mas vou te contar um segredo, as campanhas mais legais são as que fogem do comum. Aquelas que surpreendem e chamam atenção justamente por serem diferentes.
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3 - Escolha suas referências
Amigue, se você não baixou o Pinterest ainda eu não sei nem o que te dizer pois estou te julgando sim hahaha. Ele é a maior fonte de referências e inspirações para fotos que você pode ter de forma rápida. É claro que as nossas referências também são construídas ao longo do tempo, com as nossas vivências, com o que lemos, assistimos e escutamos. Mas vai por mim, o Pinterest ajuda muito! Em toda nova campanha da Slow eu crio uma pasta por lá pra salvar as imagens que têm a ver com o meu tema, para me inspirar nas fotos, poses e cenários. Sério, não vivo sem.
4 - Separe os elementos do cenário
Estamos falando de campanhas para o Instagram, certo? O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos. Então você vai precisar criar os próprios cenários das fotos dos produtos. Não precisa ser algo grandioso, às vezes um objeto que você tem em casa, e que tem a ver com seu tema, faz toda a diferença na composição da foto. Vou dar o exemplo de uma campanha que fiz em agosto deste ano que tinha como tema "Café Paris". Eu montei um mini café aqui na minha varanda com direito a pão baguete, frutinhas e café com chantilly. A ideia é provocar desejo e sensações. Se a cliente não ficou querendo aquele suéter ali, pelo menos sentiu o aconchego de um cafezinho numa xícara bonita. Ponto pra sua campanha! Odeio frase pronta de marketeiro mas essa é uma verdade: antes de vender, a gente precisa se conectar com as pessoas. E a campanha ajuda a fazer isso.
5 - Utilize músicas
Quem falou que só propaganda e campanha de TV pode usar músicas? Com a ajuda da própria ferramenta "Música" do Instagram ou de outro App, você coloca uma trilha na sua campanha. E vamos combinar? Os Stories são a nova TV. Escolha uma música que tenha a ver com seu tema e crie uma memória com ela. Uma ótima forma de fazer isso é através de vinhetas e quem me acompanha sabe que eu uso muito na Slow. Nada mais é que um videozinho que retrate bem a sua campanha acompanhado de música.
6 - Deixe a campanha viva durante todo o mês
Se eu pudesse escrever apenas uma palavra neste tópico seria: repetição. Nos Stories a gente disputa a atenção com outras marcas, com as influencers, com a sua prima, com vídeo de gatíneos e com as atrizes da globo. Então você tem que reforçar a sua campanha sim! Senão ela se perde nesse mundo de informações. Mas veja bem, repetir um conteúdo não significa replicar exatamente o mesmo conteúdo. Crie pelo menos uns 3 Stories diferentes de lembrete da sua campanha que é pra ficar dinâmico e ninguém enjoar da sua história.
7 - Divirta-se
Eu espero muito que você esteja nesse ramo das vendas online porque você realmente ama o que faz. Sendo assim, divirta-se baby! Curta cada processo, vivencie cada etapa, ria dos erros, do cenário que deu errado, do dia que ficou nublado e da foto que você tentou copiar do Pinterest mas passou longe (#quemnunca). Em nenhum momento eu disse que seria simples ou que não seria cansativo. Mas fazer o que gosta, compartilhar com quem te apoia e aprender tentando fazer o seu melhor, é uma oportunidade muito incrível!
Espero que tenha aproveitado as dicas, me manda uma mensagem no Instagram contando o que gostou mais e compartilhe com alguém que vai adorar esse conteúdo.
Até a próxima,
Por Sarah Vianna.
Criadora da Slow Moon, publicitária e redatora.
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